Eduardo Ramos
Para ele, um dos principais problemas encontrados agora pelos agricultores ainda se dá devido a forte estiagem de 2022. Por este ser o segundo ano consecutivo de seca, muitos dos produtores ainda lidam com as perdas do último ano e estão descapitalizados. Por isso, Borin afirmou que o sindicado, como representante da classe, buscou diálogo com diferentes órgãos. Na quarta-feira (7), em reunião com a prefeitura de Santa Maria, Emater e Defesa Civil, o sindicato solicitou a liberação de mais uma parcela de R$ 400 para as 206 famílias que já foram cadastradas e receberam valor no ano passado, além da abertura de um novo edital para mais famílias necessitadas.
– A gente pediu para a prefeitura que busque junto ao governo do Estado e governo federal recursos para que o município possa dar uma acelerada na construção de açudes, limpezas de bebedouros e pequenos e micros açudes, porque há uma previsão que no segundo semestre voltem as chuvas, então tendo esses açudes e bebedouros limpos quando voltar a chover haverá uma recomposição das águas – explicou.
Borin ainda adiantou que o prefeito Jorge Pozzobom terá uma agenda com o governador Eduardo Leite já na próxima segunda-feira (13) para tratar sobre a estiagem em Santa Maria.
– No sentido de buscar recurso para ampliar o programa Irriga Santa Maria, bem como ver com a parte financeira do município e Departamento Jurídico se há necessidade e condições financeiras de liberar outra parcela. E se vai haver necessidade de fazer um novo projeto, alguma atualização da lei que já foi aprovado na Câmara de Vereadores, em relação a esse valor do auxílio – disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Ele ainda afirmou que o sindicato busca ajuda a nível de governo federal e que já foi realizada uma videoconferência, na quarta, para se debater ações contra a estiagem no Estado. Eles esperam a continuidade do auxílio SOS Auxílio.
– Já buscamos com o governo do Estado a ampliação do SOS Estiagem, dia 6 foi o último dia para saque do valor de R$ 1 mil para agricultores que estavam enquadrados relativo a estiagem do ano passado. Então a gente já está solicitando um novo auxílio, já que nós estamos lidando com a segunda estiagem – completou o sindicalista.
Leia mais
39 municípios da Região Central decretam situação de emergência em função da estiagem